Se brincarmos de ir trocando a primeira letra por outras do alfabeto, logo encontraremos duas palavras conhecidas pelo nosso cérebro: DNA e RNA. Mas então, o que são os XNAs? Uma super versão do DNA estilo X-Men? Quase isso! Eles vão além da ficção científica e se encontram nos laboratórios de Biologia Molecular ( MCR Laboratory of Molecular Biology in Cambridge, UK). Pelo que me parece, é o que tem de mais promissor atualmente para se chamar de "nova forma de vida". Os XNAs são polímeros que se parecem com as moléculas de DNA por sua forma helicoidal, são estáveis e em teoria, podem prosperar e evoluir. Até onde li, existem seis tipos diferentes, e esse "X" no nome é a abreviação para ácido xeno-nucleico, que significa desconhecido em grego. A revista Scientific American Brasil (Edição Janeiro 2013) trouxe um título um pouco ambicioso ao declarar que os XNAs dispensam o DNA para exercer suas funções básicas de guardar informação, evoluir e replicar. Os XNAs ainda são dependentes do DNA para replicar, e por mais incrível que sejam as enzimas também criadas sinteticamente para trabalhar com os XNAs, o que elas fazem é transformar XNAs em DNA, para que ele seja replicado, e depois voltam a ser XNAs. E a parte que envolve mutação, evolução ainda está presa na fase em que a molécula está em forma de DNA.
Mas deixando essa parte estrutural de lado, eu achei completamente fantástico que exista outro tipo de molécula além do RNA e do DNA capaz de formar uma vida. Se "qualquer polímero é capaz de guardar informação " a evolução fez com que o DNA fosse o polímero melhor adaptado para desenvolver a vida no planeta em que vivemos. Mas e nos outros planetas? Somos tão especiais assim para ter acontecido essas ligações químicas apenas no planeta Terra? Se o ser humano conseguiu criar isso dentro de um laboratório, a própria natureza com seus fenômenos extraordinários não seria capaz de criar em algum outro planeta? Que forma esses seres teriam crescendo a partir de uma molécula completamente diferente do observado até hoje? Haveria aplicações para corrigir os danos ambientais causados por nós mesmos? Talvez um tipo de vida manipulada para reduzir a poluição, purificar a água do mar de maneira simples e barata, gerar energia, identificar e combater doenças... O que mais? O que mais você consegue imaginar fazendo uso de uma vida manipulada e "alienígena"?
Espero viver suficiente para um dia retornar a este blog e deixar em um comentário a resposta para todas essas perguntas. E que meu estômago se mantenha saudável para eu poder fazer isso com uma caneca de café do lado, claro.
Para quem tem curiosidade em saber mais sobre o assunto, esse foi o site que mais gostei, informações simples de entender e completas.

Gosto tanto da forma como escreves. Orgulho.
ResponderExcluirMas então, quanto à vida em outros planetas, eu acredito que haja sim. Não devemos ser tão especiais assim para ser o único planeta com capacidade de produzir essas ligações químicas. Quem sabe até em outro sistema que não no solar. Já dizem que o universo é infinito, não é mesmo?
Não consigo imaginar mais aplicações de uma vida manipulada "alienígena". Na verdade, nem sei se quero imaginar a forma desses seres, capaz de ter pesados. Não.
http://talkingtosirens.blogspot.com